Personagens da história da ilustração médica
Importante personalidades do passado que fizeram história dentro da medicina colaborando também para o desenvolvimento das artes médicas são descritos nessa postagem em seus contextos artísticos e científicos. Venha viajar nessa época.
HISTÓRIA_ARTES_MÉDICAS
Patrick Braga
4/24/20253 min read


Historiadores datam a origem ilustração médica anterior ao terceiro século A.C. As primeiras tentativas de ilustrar o corpo humano ocorreram sobre Hipócrates (370-460 AC), Herófilo (280-335 AC) e Galeno (131-200 AC). É fantástico que eles sejam considerados os pais da medicina e principalmente o juramento Hipócrates que é citado até os dias de hoje com em formaturas. Contudo é na Renascença que (sec. 14 e 15) que a ilustração médica começa a florescer pelas mãos de Da Vinci e Andrea Vesalius abrindo novos caminhos. Da Vinci sempre foi reconhecido por suas habilidades em vários campos mas também pelo vasto estudo sobre anatomia humana. Ele dissecou mais de 30 cadáveres para melhorar o seu desenho de anatomia e entender ainda mais a estrutura por trás do visível. Vesalius é também amplamente visto como o primeiro ilustrador médico com o seu trabalho De humani corporis fabrica, publicado em 1543. Vesalius publicou 7 volumes em que ilustrou inúmeras dissecções usando a técnica de xilogravura, que permitia grande volume de reproduções.


Outros importantes nomes como Galeno (129 A.D), que foi físico, médico, cirurgião e filósofo figuram entre artistas médicos, porém, não teve a chance de dissecar corpos para estudo e uso como referência porque era uma prática proibida pelas leis romanas, optando assim por usar animais. Porcos e macacos foram suas principais fontes até porque são anatomicamente semelhantes ao ser humano. Provavelmente eram utilizadas as técnicas de ponta seca e bico de pena.


Já no século 15 temos Thomas Bartholin, filho de Caspar Bartholin que havia publicado sua primeira coletânea sobre anatomia, sendo atualizado posteriormente por Thomas com ilustrações e conteúdos expandidos, tornando-se assim a principal referência em anatomia da época. O primeiro volume de Anatomia publicado em por Caspar em 1611 e depois reimpresso em 1616. Thomas é também descobridor do sistema linfático em seres humanos.


Uma atenção especial para o trabalho de ,Govard Bidloo, médico e anatomista holandês, nasceu em 12 de março de 1649, em Amsterdã . Bidloo estudou anatomia e participou da escola barroca de arte em Amsterdã com o jovem Frederik Ruysch, que criaria seus maravilhosos quadros anatômicos décadas depois. Em 1685, quando o próprio Bidloo havia apenas três anos de formado em medicina, publicou um livro ilustrado de anatomia humana, Anatomia humani corporis. Bidloo escreveu o texto em latim, e um renomado artista, Gerard de Lairesse, foi contratado para fornecer os desenhos para 105 grandes placas gravadas. Govard Bidloo - Linda Hall Library Bidloo merece destaque pelo seu domínio do volume e tridimensionalidade de sua técnica.


Que tal conferir a galeria de ilustrações anatômicas da MEDPIXEL?


Para finalizar, Henry Gray e Henry Vandyke Carter. 1866. Mais conhecido como Gray´s Anatomy, se trabalho sem precedentes é ainda citado nos dias de hoje. O primeiro volume lançado em 1858 e atualmente em sua 41ª edição apresentam seus desenhos do corpo humano criados por Henry Carter e então transferidos para xilogravura para impressão e reprodução.

