Animação Médica 3D
As possibilidades da arte 3D dentro da área médica e ciências da vida são infinitas, desde visualizar processos cirúrgicos até mergulhar em visões fisiológicas como um vídeo game imersivo.. Vamos explorar
Patrick Câmara Braga
8/8/20253 min ler
Durante toda a minha carreira como artista visual dedicado a medicina principalmente tive a chance de assistir o desenvolvimento de tecnologias que impactaram os processos de produção e a forma de pensar "arte". A animação médica é uma delas e mais especificamente posso falar que o 3D em si, é o grande Big Bang desse processo de mudança.
Depois que softwares 3D surgiram através da criação do Sketchpad por Ivan Sutherland em (1963) sendo esse o primeiro computer aided design, assim como conhecemos hoje, CAD. Esse desenvolvimento pavimentou todo o universo de diferentes tecnologias baseadas em 3D e a medicina assim como as ciências da vida tiraram excelente proveito, aumentando as formas de aprendizado e até entretenimento.
Animação médica 3D
É um filme curto geralmente que tem uma temática fisiológica ou cirúrgica direcionados a audiência abrange desde profissionais da área médica, cientistas, gerentes de produto, profissionais de marketing e hoje em dia o público da redes sociais se tornam um grande audiência mostrando grande interesse sobre como é o funcionamento de procedimentos ou ainda que somente pela beleza estética ilustrada do corpo humano. Décadas atrás quando os computador ainda não tinha desempenho robusto, essas produções eram mais esquemáticas e mais focadas em descrever detalhes anatômicos menos complexo e renderizadas em wire-frames, a forma mais básica de visualização.
Hoje como os computadores tem tanto memórias muito maiores e placas gráficas de altíssima performance as produções tem se tornado cada vez mais detalhadas possibilitando a criação de vídeos cinematográficos transformando esse meio de comunicação em uma forma de aprendizado quase que obrigatória dentro de faculdades e instituições de ensino e o marketing de empresas agradece pelo alto impacto gerado por conteúdos ilustrados.
Um exemplo de vídeo animado para educação de paciente Animacao Científica 3d minerais quelatos
Educação de paciente
Uma das principais funções da animação médica é apresentar procedimentos cirúrgicos ou mecanismos de ação fisiológicos servindo como um filtro de simplificação do entendimento para o público leigo e pacientes que vão passar por cirurgia, além de criar maior consentimento e confiança nessa interação. Essas animações podem ser encontradas em sites de hospitais, sites de clínicas médicas, perfis de rede social, aplicações de redes ensino assim como em programas de televisão que ilustram algum assunto relacionado para aumentar o entendimento do público.
Um exemplo de vídeo animado para educação de paciente Deep Plane FaceLift 3D
Mecanismo de ação farmacêuticos
Assim como um fabricante de produtos usa um manual para explicar encaixes de objetos os fabricantes de medicamentos podem utilizar vídeos animados em 3D (animações médica) para explicar de forma visualmente cativante e didática como uma nova molécula interage com órgãos e células do corpo humano. Dependendo do nível de detalhamento e criatividade em termos de direção de produção, a experiência pode ter um efeito imersivo e de alto impacto visual servindo também como um recurso de engajamento e posicionamento de marca no mercado, tornando-se uma poderosa ferramenta de marketing.
Um exemplo de vídeo animado para educação de paciente Barreira Imunológica ICC Brazil Medpixel
Simulação e treinamento
O vasto uso de aplicações em 3D que apresentam a anatomia do corpo humano muitas vezes encontrados tanto na web quando em executáveis para sistemas operacionais são parte da realidade atual da instrução médica e treinamento, simulando assim o uso de cadáveres escassos pela falta de consentimento de pacientes bem como de animais que não foram permitidos ao uso científico.
Para aumentar a gama de recurso sobre essa necessidade também são utilizadas tecnologias como MRI (Medical Resonance Image ) e o CT (Computer Tomography) para escanear o corpo humano e criar um modelo virtual preciso. Além disso as próprias imagens geradas por fotografias de alta resolução são transformadas em vídeos animados reduzindo o custo e tempo de produção de animações que tem como objetivo final apenas visualizar a anatomia de uma região específica.